domingo, 24 de julho de 2011

DE VOLTA PARA O PASSADO

MEGAMAN

Oh yeah! Eu adoro megaman! Espero que isso não tenha pegado mal .
Independente dos jogos recentes de megaman serem uma verdadeira piada para o legado que ele construiu (diga x7, x8, zx entre outras merdas) os jogos da série lançados originalmente para o Famicon ( nosso querido nintendinho) mostra o que é um jogo de plataforma de verdade e como devem ser.
Mas não vou perder meu tempo como perco toda semana falando de jogos nojentos, vamos falar de onde surgiu a série, do princípio de tudo e fazer com que algumas pessoas sintam a mais pura e verdadeira nostalgia.
Lançado em dezembro de 1987 pela capcom que se tornou oficialmente seu mascote e uma das maiores franquias de side scrolling platforming action de todos os tempos.
Qual a primeira coisa que você nota quando entra no jogo? Quem jogou sabe, são as músicas. Simplesmente perfeitas.
Elas não apenas são excelentes como dão o tom certo para os jogos da série, adrenalina e se sentir como um robô caçando a cabeça dos robôs malvados.
É praticamente impossível falar sobre megaman 1 e não comentar suas músicas, é 8 bits ao seu potencial máximo. Se você nunca teve a oportunidade de ouvir nenhuma delas não perca seu tempo aqui, escute os temas de Gutsman, Elecman e Cutman. São fantásticas.
As inovações que o jogo trouxe para a época é loucura, em 1987 qualquer shooter que saísse dos padrões ande em linha reta atirando era realmente BADASS!
PODER ESCOLHER QUAL FASE JOGAR E QUAL CHEFE DERROTAR? BADASS!!!!
PEGAR PODERES DOS CHEFES COMO ARMAS NOVAS ASSIM QUE OS DERROTAR E USAR CONTRA ELES EM UM VERDADEIRO ESQUEMA DE JO-KEN-PO? BADASS!!!!
INIMIGOS DROPAR ITENS DEPOIS DE MORTOS EM UM JOGO DE AÇÃO? BADASS!!!
MORRER 1 MILHÃO DE VEZES NAS PLATAFORMAS DA FASE DE GUTSMAN QUE PARECEM PÊNIS? not so much badass.
O esquema de escolher a fase, qual chefe encarar primeiro e poder rejogar as fases foi insanamente original. Essa novidade de poder rejogar as fases foi visto até mesmo em outras grandes franquias como super mario world .
O esquema de armas que os chefes deixam era muito divertido, algumas eram realmente maneiras como a força de gutsman de remover pedras gigantes do cenário, ou atirar tesouras com o poder de cutman, e principalmente, FACILITAVAM AS LUTAS CONTRA OS CHEFES. Alguns poderes eram fraquezas de outros, use a bomba em gutsman e você causará um dano nele suficiente pra fazer ele cuspir as próprias bolas. A idéia foi uma vez mencionada por Keiji Inafune que foi baseada no jogo de pedra papel e tesoura. Se você não acredita nisso então se pergunte o por quê de Megaman no Japão se chamar Rockman ( rock = pedra) e um dos inimigos ser cutman e ter um ataque de tesouras.
Os chefes de megaman são facilmente reconhecidos até hoje, em especial : gutsman, o traseiro de gutsman e cutman que foram utilizados no desenho. O desenho não vale a pena ser comentado.
Megaman era insanamente difícil, a fase de gutsman principalmente é uma das mais frustrantes PELO SEUS PRIMEIROS 10 SEGUNDOS. Você tem que subir em plataformas com o formato de pênis ( sem zueira) e ela fica indo para frente e para trás ( sério não estou brincando) e ela fica subindo e descendo ( vocês nem imaginam o que se passa na cabeça de um japonês) e você tem que pular de pênis em pênis , mas se sua pecisão não for de 100 % perfeita você erra, cai, e morre. E tem que passar tudo de novo. Essas plataformas são do caralho, depois de uns 20 minutos tentando passar elas você entra naquela fase que em vez de melhorar começa a ficar pior devido o stress. É realmente um desafio.
Pessoalmente a fase que eu mais odiava e realmente me fazia desligar o console e pensar que o filha da puta que fez esse jogo não conhece o termo misericórdia foi na fase de iceman. VOCÊS QUE JÁ JOGARAM, VOCÊS LEMBRAM COMO ERA INFERNAL AQUELAS PLATAFORMAS QUE DESAPARECIAM?
Alguns inimigos eram diabólicos, um hit e quase 30% de sua vida dizia adeus. Lembram do chefe que parecia uma bolha amarela? Era um pesadelo vencer ele (usar o bug não conta, por mais legal que ele seja).
Megaman era um jogo difícil, tipo, REALMENTE difícil, mas isso colaborava para que fosse tão épico. Aquela dificuldade louca de games antigos que não existe mais que fazia com que você corresse pra falar com todos seus amigos que você fechou aquele jogo. Bons tempos que não voltam.
Megaman 1 teve coisas que ficaram apenas nele, era o único jogo da série que mostrava os vilões de corpo inteiro nas fotos, eram 6 chefes não 8, não havia o castelo de dr willy no final, possuía um sistema de score nas fases que registrava sempre que você as passava e foi o único jogo da série que era tão sádico que colocava inimigos nos corredores que te levavam para os chefes.
Sabe o que é o mais fantástico desse jogo? esse jogo inteiro está em apenas 1 megabit.
Todas aquelas músicas, aquelas fases, chefes e pesadelos em 1 único megabit.
Quanto vale 1 megabit?
1 megabit = 1.000.000bits = 125 kilobytes
Esse jogo pesava apenas 125 Kilobytes.
24 anos de história em apenas 125 Kilobytes, simplesmente fantástico.
Isso é tão incrível que colocaram essa informação na capa do jogo!
E falando em capa...
Que porra é essa?
Olhe bem pra essa capa e diga que a primeira coisa que vem a sua cabeça é um jogo do megaman.
Esse cara tem uma roupa azul e amarela e uma pistola nas mãos além do fato de ser um adulto. Megaman obviamente não parecia um adulto. E principalmente megaman não utilizava uma pistola nem era amarelo. Cade a porra do megabuster? Isso sim é propaganda enganosa. Imagine a seguinte situação: você compra esse jogo esperando algo como contra e você um moleque azul atirando em coelhos robôs?
E o que eu posso dizer sobre esse cenário? uma cidade roxa com umas torres amarelas ao lado que pareceparte do cenário de Tatooine e uma mamadeira com um colar do mr. T à direita pegando fogo. E no meio das duas cidade roxas tem o eldorado em chamas! E o que dizer da cidade roxa à esquerda? Tem um poço que mais parece um pneu e uma escada que não leva a lugar nenhum com coqueiros de green hill zone atrás e uma bola de futebol americano amarela caindo do lado esquerdo dessa cidade. E eu tenho que comentar essas coisas amarelas no chão? Não são todas iguais, uma parece um quindim, uma parece uma nave espacial e duas delas parecem bundas. E temos pênis como plataformas na fase de gutsman. Até o contorno da foto é estranha e como uma capa dentro de uma capa dentro de uma capa. Temos o cartucho, essa capa espacial, depois a parte tridimensional que lembra Tron e depois a capa do jogo com "megaman". Meu Deus que caos.
Megaman é uma das grandes franquias da capcom e não deixe o desleixo da capcom afasta-la de você. A franquia está cada vez mais abandonada e com a intenção de fazer uma homenagem a série acabei criando uma nova sessão para esse blog. Sei que existe o jogo em emuladores e anniversary collection para gamecube e ps2, mas jogue se possível em um nes com o cartucho do jogo. Nada se compara a nostalgia que isso causará. Acredite, você me agradecerá depois.







Nenhum comentário:

Postar um comentário